Visualizações de página do mês passado

sábado, 3 de outubro de 2009

Por que caminhar?

Publicado por Luciana em Esporte em January 18, 2009

A prática de exercícios, como por exemplo: caminhar é benéfico à saúde de muitas pessoas. O corpo utiliza o oxigênio para produzir o oxigênio para produzir energia necessária para realização da atividade. A caminhada é considerada um exercício aeróbico essencial a vida humana.

Alguns benefícios da caminhada:
Caminhar é um exercício aeróbico ideal para os adultos, idosos e pacientes portadores de doenças metabólicas (diabetes, obesidade, etc).

As principais vantagens da caminhada, destacam-se:
• Apresenta índices quase inexistentes de lesões osteoarticulares e cardíacas, quando feitos por acompanhamento médico indicado a cada estados físico;
• É considerado o exercício aeróbico seguro de todos os exercícios, sob o ponto de vista cardiovascular;
• Produz o mesmo efeito da corrida, do ciclismo e da natação, se bem executada;
• Pode ser executada individualmente ou de forma coletiva.

Como caminhar
• Horário: de preferência no período da manhã até 10:00 h e à tarde após 17:00 h.
• Roupas: use roupas leves, folgadas e de algodão. Evite tecido sintético. O tênis deve estar bem ajustado, macio.
• Local: dê preferência a locais seguros, sem risco de assalto e atropelamentos. Locais pouco poluídos, em áreas verdes de sua comunidade.
• Freqüência: o ideal é ser praticada diariamente.
• Duração: 30 a 60 minutos, não incluindo o aquecimento e a fase do desaquecimento.

http://www.vivendocomsaude.com/por-que-caminhar/

BOM DIA!



Eu amo tudo o que foi

Tudo o que já não é

A dor que já não me dói

A antiga e errônea fé
O ontem que a dor deixou
O que deixou alegria
Só porque foi, e voou
E hoje é já outro dia.

Fernando Pessoa

A fórmula da superação

Como as famílias devem enfrentar problemas graves de saúde

03 de outubro de 2009 | É como um terremoto. Quando o diagnóstico de uma doença grave chega à família, o chão parece se abrir. Os sonhos são adiados, os planos, modificados, e a vida é congelada. O impacto da notícia negativa cria um caldeirão de sentimentos extremos. Sente-se culpa, tensão, ansiedade, desesperança e perda de controle. Em meio ao turbilhão de pensamentos, uma decisão é inevitável. A família seguirá unida na turbulência ou irá se fragmentar?

Na teoria, a resposta é evidente: seguir unido. Mas na prática a rotina árdua se sobrepõe e faz dessa decisão algo complexo e que expõe as menores fissuras que possam existir nas relações familiares.

– Se as pessoas já apresentavam alguma dificuldade para resolver situações difíceis e falar abertamente, podem ter sérios problemas para se manterem estruturadas num período de doença. A intimidade precisa ser aprofundada. Isso se constrói com diálogos francos e abertos – ressalta a psicóloga Ana Carolina Coelho.

A estrutura familiar deve ser uma preocupação constante, mesmo em tempos de boa saúde. Não deixe divergências pequenas minarem o bom relacionamento. Isso fará uma grande diferença se uma enfermidade séria surgir. (segue...) Fonte: Zero Hora.
___________________________________________________
Luta contra o Parkinson
03 de outubro de 2009 | O sofrimento começou muito tempo antes de se descobrir a doença. Por quatro anos, a aposentada Maria Teófila Rodrigues cuidou do marido, Osmar Otto Rodrigues, como se ele estivesse com uma séria depressão. Mas o tempo passou, e não havia sinais de melhora. Em dúvida, buscou outros profissionais até o diagnóstico final.

– Descobriram que era doença de Parkinson. Levamos um choque violento. Mal podíamos acreditar. Até hoje tenho dificuldades em aceitar a realidade. Para mim, que estou sempre com ele, é muito difícil – relata Maria. (segue...) Fonte: Zero Hora.