Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 8 de abril de 2010

A sensibiliade dentária

O que é a Sensibilidade Dentária?
A sensibilidade dentária é a dor de dentes causada pelo desgaste da superfície do dente ou do tecido gengival. A causa mais comum da sensibilidade dentária nos adultos é a exposição de raízes dentárias devido à recessão gengival. As raízes não estão cobertas por esmalte e, por isso, centenas de canalículos dentinários que comunicam com o nervo de dente (polpa) estão expostos. Quando o quente, frio ou alteração de pressão toca nestes canalículos, você sente dor.

Ignorar os dentes sensíveis, pode conduzir a outros problemas de saúde oral. Isto é particularmente verdade se a dor leva a que você passe a escovar deficientemente, tornando-o vulnerável à cárie dentária e à doença gengival.


Como é que eu sei que tenho sensibilidade dentária?

Se você já sentiu alguma vez uma sensação dolorosa nos seus dentes após beber ou comer alimentos ou bebidas quentes ou frias, você já teve sensibilidade dentária. E você não está sozinho. Esta é uma situação que afecta 1 em cada 4 adultos e é uma condição que aparece e desaparece ao longo dos tempos.


Como é que se trata a sensibilidade dentária?

Em primeiro lugar e mais importante diga ao seu profissional dentário.

Os dentes sensíveis podem ser normalmente tratados com sucesso. O seu dentista pode prescrever-lhe uma escovagem com um gel de flúor ou um bochecho de flúor. Você também pode experimentar pastas dentífricas pouco abrasivas com uma composição feita especialmente para dentes sensíveis. Pergunte ao seu dentista quais os produtos para a sensibilidade dentária mais indicados para si.

Tenha cuidado em escovar correctamente ou pode causar desgaste nos seus dentes, tornando-os sensíveis. Uma escovagem excessivamente forte, a atrição de uma prótese removível ou brackets também podem conduzir à abrasão (desgaste da superfície dentária).

http://www.colgate.pt/oralcare/common_problems/art_what_is_sensitivity.shtml