Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Parkinson: diagóstico, tratamento, cuidados. [PARTE7]



IV
PSICOLOGIA


Segundo o médico neurologista Dr. José Renato Guimarães Grisolia, "a psicologia ajuda a melhorar seus sentimentos (depressão e ansiedade que virtualmente estão presentes em qualquer doença crônica)"; "Existe também a terapia ocupacional que pode dar muito auxílio nesta patologia, fazendo adaptações, melhorando a auto-estima e trabalhando a habilidade manual".

O comportamento humano é objeto de estudo por parte da psicologia, mas é o cérebro humano que mais interessa para os estudos psicológicos. As limitações físicas e a repercussão psicológica decorrente desse fato é o objetivo do tratamento psicológico das pessoas portadoras da Doença de Parkinson(DP). Sabemos que o organismo físico, emoções e sentimentos são instâncias de constituição humana com muito mais relações em comum do que inicialmente se pode imaginar.

O tratamento psicológico é de longa duração, envolve não só o paciente, mas todos os que com ele convivem. Todos, em conjunto devem oferecer recursos físicos e principalmente afetivos através dos anos, para que o tratamento seja conduzido com tolerância, cautela e compreensão e muita auto-estima. O paciente costuma ter medo, depressão,stress, ansiedade,as vezes decorrentes da medicação utilizada para suprir a escassez da dopamina no cérebro, como também, decorrente da falta de sossego dos tremores e da disfagia neurogênica.

Geralmente o comportamento inicial da pessoa que descobre que é portadora da Doença de Parkinson é de negar a doença, nem a própria família, às vezes sabe que a pessoa possui a doença. Já outros doentes, não tentam encobrir os sintomas da doença, mas apenas aceitam a doença sem dar muita importância ao tratamento com o neurologista. Há um pequeno número de pacientes que procuram informações e consultam um neurologista. Todo o tratamentoda DP vai depender do diagnóstico bem realizado com um neurologista de confiança do paciente. Por isso é de suma importância o apoio da família, dos parentes e dos amigos.Sabe-se que a doença é degenerativa, é crônica, não tem cura, mas a maior parte dos pacientes de Parkinson mantém a capacidade de gozar a vida por longos anos.


Fonte:
proavirtualg15/equipe multidisciplinar

DOENÇA DE PARKINSON - Tratamento Fisioterapêutico

O Tratamento fisioterapêutico atua em todas as fases do Parkinson, para melhorar as forças musculares, coordenação motora, equilíbrio.

O paciente com Parkinson, geralmente está sujeito a infecções respiratórias, que ocorrem mais com os pacientes acamados. Nestes casos a Fisioterapia atua na manutenção da higiene brônquica, estimulo a tosse, exercícios respiratórios reexpansivos e em casos mais graves onde há comprometimento da musculatura respiratória, é indicado o tratamento com aparelhos de ventilação mecânica, respiradores mecânicos não-invasivo, visando a otimização da ventilação pulmonar com conseqüente melhora do desconforto respiratório.

Leia matéria completa em [SAÚDE PREVENTIVA EM HARMONIA]

AMANHÃ É QUITA-FEIRA É DIA DE CHAT APPP


ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS PORTADORES
DE PARKINSONISMO

A partir das 20:00 hs

TEMA

"VOCÊ SE SENTE HUMILHADO POR TER ALGUEM FAZENDO AS COISAS
POR VOCÊ, OU SE SENTE FELIZ POR TER UM CUIDADOR?"

Magno e Demais amigos (as)
ESPERAM POR VOCÊ

Para participar
CLIQUE AQUI

Propaganda de alimentos virá com advertência

Resolução da Anvisa publicada no Diário Oficial estabelece novas regras para publicidade de alimentos com alto teor de gordura trans e saturada, sódio e açúcar

Natalia Cuminale

Alimentos com alto teor de gordura trans, sódio e  açúcar terão que trazer aviso sobre potenciais danos à saúde

Alimentos com alto teor de gordura trans, sódio e açúcar terão que trazer aviso sobre potenciais danos à saúde (Getty Images)

A resolução ainda proíbe símbolos, figuras ou desenhos que possam causar uma interpretação falsa, erro ou confusão em relação à origem, qualidade e composição dos alimentos. Além disso, não será permitido afirmar que determinado produto é nutricionalmente completo ou que garante a saúde.

O consumo de bolachas, salgadinhos e refrigerantes em excesso pode trazer males à saúde das pessoas – já avisavam os médicos. Daqui a 180 dias, porém, essa informação será reforçada em propagandas de alimentos com quantidades elevadas de açúcar, gordura saturada ou trans e sódio, segundo resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a medida, publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União, a divulgação desse tipo de alimento terá que vir acompanhada de alertas que conscientizem que o consumo excessivo poderá ocasionar problemas cardíacos, obesidade, diabetes ou cárie dentária.

Segundo especialistas consultados por VEJA.com, a medida é importante para tentar melhorar os padrões alimentares das pessoas e já deveria ter sido adotada há mais tempo. “Poderia ter ocorrido há muito tempo, mas acredito que ajudá a deixar a alimentação infantil mais saudável”, diz Virginia Weffort, presidente do departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Para Ailton Diogo Rodrigues, presidente do Conselho Federal de Odontologia, a orientação é válida para mostrar aos pais que alimentos aparentemente inofensivos podem trazer sérios problemas à saúde. “O excesso de açúcar pode provocar um mal sistêmico. A cárie pode levar a problemas cardíacos e pulmonares”, afirma Rodrigues.(...) segue

Fonte : veja.abril.com.br

Para associação das empresas de alimentação, resolução tem 'impropriedades constitucionais'

Mariana Mandelli - O Estado de S.Paulo

A Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) classificou a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que impõe normas para a publicidade de alimentos de um "ato inócuo e unilateral".

Por meio de nota, a Abia diz que a norma tem impropriedades constitucionais, já que produtos alimentícios não podem ser "objeto de alertas de malefícios" e pelo fato de que o controle da publicidade deve se dar por meio de leis federais.

Em relação às questões técnicas, a Abia afirma que a agência não educa o consumidor e ignora o fato de o consumo excessivo de nutrientes ser "reflexo de hábitos alimentares da população" ? e não da composição dos produtos industrializados.

A assessoria de imprensa do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) afirmou que não conseguiu contato com o presidente para um posicionamento.

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) disse que está avaliando o assunto. E a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) afirmou que deve se manifestar sobre o tema nos próximos dias.

Informações claras. Para Carlos Monteiro, professor do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP e consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS), os consumidores precisam de informações claras, pois os hábitos mudaram nas últimas décadas. "Há alimentos, como o macarrão instantâneo, que em uma só porção têm 50% da recomendação do consumo diário de sódio. Existem, sim, alimentos nocivos à saúde", alerta o professor.

A resolução da Anvisa também recebeu elogios e críticas de órgãos de defesa dos direitos do consumidor e especialistas em propaganda e nutrição. "As pessoas se preocupam com calorias e esquecem dos elementos prejudiciais que existem", afirma a nutricionista da Unifesp Camila de Abreu. "Podemos comemorar a resolução, mas a publicidade infantil também deveria ser regulada."

Para Isabella Henriques, coordenadora-geral do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, a Anvisa perdeu a oportunidade de proteger as crianças do marketing destinado a elas.

"Se uma criança pequena não entende nem uma propaganda direito, como vai interpretar corretamente os alertas contidos nela?", questiona.

Segundo ela, o texto da Anvisa não contempla os artigos aprovados em audiência pública realizada em agosto de 2009, relativos à presença de brindes em alimentos. Isabella diz ainda que a agência ignora as recomendações da OMS, que, em conferência em maio, aprovou recomendação para os governos reduzirem o marketing de produtos alimentícios voltados a crianças.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) concorda. "É um problema de saúde pública. Faltou uma posição progressista do País", afirma a coordenadora executiva, Lisa Gunn.

/ COLABORARAM FABIANE LEITE E ALEXANDRE GONÇALVES


Fonte : Estadão.com.br

JORNAL DA CBN

Cerca de 23 milhões de brasileiros sofrem de transtornos mentais.

Entrevista com Mara Maranhão, psiquiatra do Hospital Albert Einstein

Para acessar o áudio Clic Aqui

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!!!



A Benção de ouvir

Para mim, a oração torna-se cada vez mais um caminho da bênção de ouvir…

Muitas vezes, você sentirá que nada acontece em sua oração. Você diz: “Fico sentado ali, distraído”.

Entretanto, se você adotar a disciplina de passar meia hora por dia ouvindo a voz de amor, descobrirá que algo acontece, pouco a pouco, antes mesmo que você tome consciência.

É possível que , somente por meio de uma retrospectiva, você descubra a voz que o abençoa.

Você pensou que aquilo que aconteceu durante os momentos em que ficou a ouvir não passava de uma grande confusão, mas, então, vê-se ansioso por seus momentos de silêncio e sente falta quando não pode tê-los.

O mover do espírito de Deus é delicado, suave e misterioso. Não procura atenção. No entanto, esse mover é persistente, forte e profundo.! Transforma radicalmente o nosso coração.

Um lindo dia pra você! Tenha fé e energia, acredite!!! Você pode tudo que quiser.