Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Uso de medicamentos naturais requer cuidados

TATIANA DINIZ da Folha de S.Paulo

Os usos dos medicamentos chamados de "naturais" enfrentam ressalvas. E é bom aprender a distinguir "naturais" de "fitoterápicos". Fitomedicamento é um remédio que tem como princípio ativo uma erva natural e cuja eficácia e segurança foram devidamente comprovadas. Esses medicamentos precisam ter uso autorizado pela Anvisa e registro no Ministério da Saúde. Para saber se o remédio é autorizado, o cliente deve observar na embalagem se há o número de registro do laboratório, como nos alopáticos.

De acordo com a clínica-geral e nefrologista Liliana Secaf, do hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, faltam estudos científicos sobre a eficácia e o efeito adverso de muitas plantas.

"Apesar de naturais, elas podem gerar um efeito danoso em vez de benefícios", afirma, citando que alguns chás medicinais de cogumelos são tóxicos ao fígado e ao rim e podem causar câncer renal.

Já os fitoterápicos ela considera mais seguros. "Ruim é comprar ervas em feiras e se automedicar", diz.

Para o clínico-geral Flávio Dantas, professor de clínica médica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), apesar de os remédios naturais serem mais seguros do que os alopáticos, já que contêm mais baixa dosagem de princípios ativos, isso não quer dizer que eles não tenham efeitos adversos. "Muitas pessoas exageram. O que diferencia o remédio do veneno é a dose. Tudo que é feito de plantas tem componentes químicos. Além disso, cada pessoa é única. Uma dose que para uma não faz nada pode causar um grande efeito em outra", alerta.

Ele também lembra que é preciso ficar atento à procedência das plantas. "Muitas pessoas as compram por aí e não sabem de onde elas vêm e se têm contaminação", aponta. Segundo Dantas, o fato de existir uma padronização para os fitoterápicos torna-os mais seguros. "Com as normas da Anvisa, é possível ter segurança sobre o produto que se receita", diz.

Fonte: Folha de São Paulo

Brasil tem um dos maiores bancos de doadores do mundo

medula óssea


JORNAL DA CBN

Medicamentos genéricos funciona exatamente como os originais

Entrevista com Odnir Finotti, presidente da Associação Brasileira das Industrias de Medicamentos Genéricos é o presidente da entidade.

Para acessar o Áudio

Clique Aqui

Tempo seco aumenta casos de viroses

Pronto socorro de Bauru (SP) registrou aumento de 30% nos atendimentos
Do R7

O clima seco aumentou o número de crianças atendidas no pronto socorro infantil de Bauru, em São Paulo (SP) com sintomas de viroses que causam vômito e diarréia.

Veja como cuidar da saúde no clima seco

Em alguns casos, as crianças ficam mais suscetíveis a essas doenças porque não tiveram um bom aleitamento materno.

Jaime Barros Zimmermann, coordenador da pediatria, diz que as mães devem prolongar o maior tempo possível o aleitamento.

A diarréia é a segunda maior causa de morte de crianças com até cinco anos.

Outro diagnóstico preocupa os médicos. Segundo pediatras, o ar seco teria mudado os sintomas de doenças perigosas, como a pneumonia.

Assista ao vídeo:


Fonte : R7 Notícias Saúde

Nova radiografia da saúde do brasileiro prevê até coleta de sangue

Pesquisa inédita do IBGE deverá ser feita a partir de 2012 e será realizada a cada cinco anos

BRASÍLIA- Uma pesquisa inédita, planejada para ser a mais completa radiografia sobre a saúde do brasileiro e que está em fase de preparação pelo governo, prevê até a coleta de sangue de entrevistados.

O inquérito, que deverá ser feito a partir de 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pretende reunir dados como peso, pressão arterial, altura e circunferência da cintura, além de informações sobre doenças e estilo de vida dos habitantes.

Batizado de Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), o novo inquérito de base populacional será coordenado pelo Ministério da Saúde. A pesquisa, que ainda está em fase de construção, será realizada a cada cinco anos.

A entrevista para coleta de dados usados na pesquisa será domiciliar. De acordo com planejamento inicial, questionários serão feitos individualmente, com enfoque na condição de saúde e no estilo de vida do entrevistado.

Em cada residência, um sorteio apontará um único morador de 18 anos ou mais para responder o questionário. As questões que serão abordadas no trabalho ainda não foram definidas.

Hoje, o Ministério da Saúde lança um site para que pessoas interessadas mandem sugestões para a construção da pesquisa. A coleta de sangue ficará sob a responsabilidade do ministério.

O desenho da PNS começou a ser feito em 2003. De acordo com Ministério da Saúde, o plano de amostragem será delineado em conjunto com IBGE, incluindo uma fase piloto.

Desde 2006, a pasta se vale de informações obtidas em um outro inquérito, o Vigitel, feito em todas as capitais do país. As informações da pesquisa, no entanto, são obtidas durante entrevista feita por telefone e, por isso, muitas vezes são menos precisas do que o seria ideal. Mesmo assim, de acordo com Ministério da Saúde, o Vigitel será mantido.

Fonte :
Estadão.Com.Br - Saúde

JORNAL DA CBN

Pesquisadores identificam oito sintomas mais comuns em pessoas com câncer.

Entrevista com Paulo Hoff, diretor clínico do Instituto do Câncer do Estado de SP

Para Acessar o Áudio

Clique Aqui

Desenvolva seus talentos e suas virtudes

Aqueles que buscam melhorar a si mesmos não devem estar presos à teorias ou palavras, mas procurar agir de maneira impecável, utilizando quatro virtudes que devem ser conservadas: coragem, sabedoria, amor e amizade.

Existem vários caminhos para isso, assim como existem várias trilhas para se chegar ao topo de uma montanha – mas este topo chama-se amor, e um verdadeiro guerreiro deve entender esta palavra cada vez que estiver diante de uma decisão.

Para isso, treine bastante, mas atue baseado em sua intuição, porque o amor sempre nos permite escolher o melhor caminho.

Fonte : G1 Paulo Coelho - mensagem do dia

BOM DIA, MAS BOM DIAAAA MESMO!!!