Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sensores no cérebro ajudam a tratar depressão, esclerose, Parkinson e dependência de drogas


Do Jornal da Band

pauta@band.com.br


Avanços tecnológicos, cirurgias inovadoras e procedimentos revolucionários realizados no Brasil chamam a atenção de médicos de todo o mundo. Na primeira reportagem da série desta semana, você vai ver que sensores implantados no cérebro ajudam a tratar depressão, esclerose múltipla, mal de Parkinson e até dependência de drogas.

No Hospital Sirio Libanês, em São Paulo, um equipamento de última geração vai tornar as cirurgias cerebrais mais precisas. Ele é capaz de mapear a atividade nos neurônios.

Ele permite que dentro de uma estrutura de um milímetro de diâmetro ou um pouco mais que isso 32 cabos sejam colocados ao mesmo tempo no cérebro, o que minimiza o traumatismo mecânico e permite o registro simultâneo de pontos isolados do cérebro. Isso é um grande avanço tecnológico.

Todo o sistema fica sob a pele e as cirurgias são feitas com anestesia local. É o paciente quem ajuda os médicos a identificar os pontos exatos para instalação dos eletrodos.

A intensidade dos estímulos elétricos é regulada por este aparelho que funciona como um controle remoto. A neuroestimulação é realizada, em São Paulo, por hospitais como o das Clínicas, Nove de Julho, Hospital do Coração e Sírio Libanês. O objetivo agora é usar a técnica em casos de dor crônica.
Veja o vídeo acessando o link abaixo:
Fonte : Jornal da Band

Tratamento para dores de cabeça, enxaqueca e cefaleias.

As cefaleias de tensão são provocadas pela ansiedade, tensão nervosa, tensão ocular, postura incorrecta ou tensão muscular nos ombros ou pescoço. As enxaquecas são provocadas por uma expansão dos vasos sanguíneos na cabeça. Também as constipações e gripes, alergias, TPM e problemas digestivos podem provocar dores de cabeça.

Cefaleias de origem hepática

Quando as dores de cabeça são de origem hepática, sobre o fígado:

-odorífer-Cataplasma de aspérula fresca esmagada.

Solução e tratamentos para a enxaqueca (...) segue

Fonte : Vida de Qualidade

MARCAPASSO CARTA AO MINISTRO DA FAZENDA

Excelentíssimo Senhor Ministro da Fazenda


As ASSOCIAÇÕES PARKINSON (*) abaixo , voltadas ao atendimento das pessoas acometidas da Doença de Parkinson que atuam em vários pontos do território nacional, representadas pelos seus delegados abaixo assinados, pedem vênia para vir à presença de Vossa Excelência a fim de expor e no final requerer o que se segue:


A doença de Parkinson é uma das patologias neurológicas mais comuns dos dias de hoje. Essa enfermidade foi originalmente descrita pelo médico inglês James Parkinson em 1817, cuja sintomatologia relaciona-se com a perda do sistema motor do corpo. No estágio atual da ciência, ela não tem cura. Ela é degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. Afeta pessoas geralmente acima dos 50 anos situadas em todos os segmentos da sociedade, independentemente de sua condição econômica e social. Com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população mundial, há uma natural tendência de aumento de sua incidência.


Seu tratamento tem por objetivo o combate à sua progressão e seus efeitos negativos e a melhora da qualidade de vida de seus portadores, e bem assim de seus familiares.


O arsenal terapêutico utilizado para tal vale-se de uma abordagem multidisciplinar que inclui terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia além de medicamentos e cirurgias.


Quanto aos remédios – que devem ser tomados por toda a vida do paciente – alguns deles são distribuídos gratuitamente pelo Governo Federal, através o programa do Sistema Único de Saúde (SUS).


No que se refere à terapia cirúrgica, a mais conhecida é a denominada “estimulação profunda do cérebro”, (DBS na abreviatura do inglês: deep brain stimulation), com a instalação na base do cérebro de um equipamento que se assemelha a um marcapasso, cuja ação proporciona um real bem estar para o seu portador. Veja-se a esse respeito o depoimento anexo de um paciente que se utiliza desse aparelho.


Acontece que esse marcapasso, que não é produzido em nosso país, sofre uma tributação muito alta, o que onera seu preço final, e sofre a incidência da vários impostos e taxas por ocasião de sua importação, tornando seu preço final fora do alcance de muitos pacientes.


Caso referido aparelho seja isento de tributos, seu preço final seria sensivelmente reduzido o que permitiria a um maior número de doentes o acesso ao mesmo, face à sensível redução de seu custo.


Face ao que precede, as entidades abaixo relacionadas, confiando no espírito de homem público de Vossa Excelência e sensível ao sofrimento das pessoas que perderam seu bem supremo – a Saúde – haverá por bem adotar as medidas legais adequadas no sentido de desonerar do pagamento de todo e qualquer tributo incidente na importação do marca passo destinado ao tratamento da Doença de Parkinson. É o que ora se pleiteia.


Colocando-se à disposição de Vossa Excelência para aduzir outras considerações e esclarecimentos acaso julgadas necessárias, apresentam suas mais


Respeitosas Saudações,

Samuel Grossmann

Presidente da Associação Brasil Parkinson


(*) Associações de Parkinson do Brasil

Associação de Parkinsonianos de Minas Gerais

doença de Parkinson, mal de Parkinson ou simplesmente Parkinson é uma doença neurológica crônica e progressiva que caracteriza-se por: rigidez em alguns ou em vários seguimentos do corpo, por tremores de repouso, dores em um ou em mais seguimentos do corpo e por outras alterações físicas. Pode haver, também, alterações psíquicas significativas. Talvez o parkinsoniano mais conhecido, mundialmente, tenha sido o Papa João Paulo II.


Um grupo de moradores da região metropolitana de Belo Horizonte, por iniciativa própria entendeu que havia a necessidade da formação de uma Associação de Portadores de Parkinson, voltada aos interesses e aos cuidados daqueles Parkinsonianos que mais necessitarem.


Assim, aqueles portadores de Parkinson ou aqueles que tiverem algum familiar, amigo ou conhecido portador de Parkinson e/ou familiares do mesmo e que talvez tenha interesse nessa causa, favor repassar a informação sobre o fato de estarmos formando a nossa Associação de Parkinsonianos de Minas Gerais, aqui em Belo Horizonte; que já está em andamento e que já está com uma segunda reunião agendada para o dia 19/03/2011, às 14:00 horas.

Contato:

Silas

(31) 9194-4101 e spsousa2006@yahoo.com.br

BOA TARDE, FELIZ INICIO DE SEMANA

Hoje, Amanhã e Sempre

Se olhares para o tempo que se foi Com a convicção de ter aprendido, com a serenidade do dever cumprido, com o sorriso do amor doado, com o prazer de ter sido amado, sem mágoa pela dor sentida, sem os queixumes da partida sem o ranço da ignorância, sem vestígios de intolerância, Verás:

Que o dia de hoje é o mais ditoso, que o teu viver é maravilhoso, que o teu sonho hás de realizar, que não perdes por esperar!

Não permitas que teu coração se esconda na desilusão.

Não deixes que tua doçura se corrompa na amargura. Confia naquilo que podes!

Nunca te acomodes!

Aceita o que não modificas!

Invista no que edificas!

Voa nas asas da tua liberdade! Pois não há maldade alguma Em ter bem vivido e sentir saudade!

Cleide Canton Garcia