Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Pesquisadores descobrem ligação entre diabetes e câncer

Os genes TCF e p53, relacionados ao diabetes e ao câncer respectivamente, trabalham em conjunto na regulação do organismo

Diabetes: fator genético da doença tem relação com gene que desencadeia divisão excessiva das células cancerígenas
Diabetes: fator genético da doença tem relação com gene que desencadeia divisão excessiva das células cancerígenas (Jeffrey Hamilton/Getty Images)
Sabe-se que o diabetes aumenta os riscos para o desenvolvimento de determinados tipos de câncer. As razões dessa correlação, no entanto, ainda eram desconhecidas da medicina. Agora, pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, conseguiram mapear uma ligação molecular que explica a conexão entre as duas doenças: os genes TCF (diabetes) e p53 (câncer) trabalham em conjunto para regular algumas funções do organismo.
O desenvolvimento do diabetes tipo 2 é um processo lento. Um sinal precoce de que a doença está em fase inicial são os altos níveis de insulina no sangue. Enquanto as células beta (produtoras de insulina) são capazes de compensar o aumento da demanda, os níveis de açúcar no sangue permanecem normais. Mas quando elas passam a não dar mais conta, e a secreção da insulina cai para baixo do nível necessário, o diabetes 2 se torna um fato. Essa última fase geralmente acontece rapidamente, já que as células produtoras de insulina trabalham até se esgotarem e morrer.
Genética — "Trabalhamos com o gene de maior risco para o diabetes 2, uma variante do TCF, e estudamos sua função nas células betas", diz Yued (...) segue


Fonte : http://veja.abril.com.br/noticia/saude/pesquisadores-descobrem-ligacao-entre-diabetes-e-cancer

Empresa americana suspende programa pioneiro com células-tronco embrionárias contra paraplegia

 A Geron iniciou o primeiro estudo clínico para o tratamento de pacientes com lesões na medula espinhal aprovado pelo FDA.


A empresa de biotecnologia americana Geron cancelou o primeiro teste clínico de um tratamento contra a paraplegia baseado em células-tronco embrionárias humanas devido a seu alto custo, e decidiu se concentrar em dois novos remédios contra o câncer.

Saiba mais

CÉLULA-TRONCO
Célula capaz de se transformar (se diferenciar) em outra célula ou tecido especializado do corpo. Pode se replicar muitas vezes, diferente de outras células, como as do cérebro ou músculo.

CÉLULA-TRONCO EMBRIONÁRIA
Formada no blastocisto, aglomerado de células que forma o feto. Por ter o 'objetivo' de ajudar na criação e desenvolvimento de um novo organismo, pode se diferenciar em praticamente todos os tecidos do corpo.

A decisão coloca em suspensão o maior e mais antigo programa — iniciado há 13 anos — dedicado ao desenvolvimento de terapias baseadas em células-tronco embrionárias, capazes de se transformar em qualquer célula do organismo. A Geron é conhecida pela agressividade e por levar ao limite a pressão sobre o governo para que as pesquisas fossem aprovadas. Em outubro do ano passado, a estratégia, ao custo de milhões de dólares, deu resultado: a FDA (agência governamental americana que regula medicamentos e alimentos) aprovou pela primeira vez um estudo clínico usando células-tronco embrionárias. (...) segue


Fonte : Veja.com

EM LUTO - FALECIMENTO DA VERA ESTEVES


Recebemos noticias do falecimento da nossa amiga e colaboradora Vera Esteves.
Nesse momento de dor e tristeza elevamos nosso pensamento a Deus para que ilumine os novos caminhos dessa grande guerreira.
A Vera cuidou por muitos anos do marido e da própria mãe com Parkinson e demonstrou como cuidadora uma pessoa de elevado espírito de solidariedade humana.
Perdemos uma grande colaboradora e amiga, mas temos a certeza onde ela estiver estará sempre ao nosso lado.

Associação apresenta estudo sobre novas drogas que aumentam o colesterol bom

Colunista da Estadão ESPN, Dr. Carlos Alberto Pastore, informa que uma em particular mostra melhora em indivíduos sem provocar efeitos colaterais graves.

Fonte : Estadão.com.br

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!!!

Quando Deus tira algo de seu alcance, Ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor. Concentre-se nesta frase:
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a 
Graça de Deus não irá protegê-lo."