Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Há muita matéria escura ao redor do sol segundo modelo computacional


Ela não pode ser vista nem tocada. Como praticamente não interage com a matéria que conhecemos, não pode ser medida (por enquanto) e supostamente representa grande parte da massa do universo: é a chamada “matéria escura”, um dos grandes mistérios da física.

No começo deste ano, para investigar a existência de matéria escura em nossa galáxia, um grupo de pesquisadores mapeou uma área de 13 mil anos-luz ao redor do sol, prevendo que encontrariam massa que não fosse proveniente de “matéria comum”. “A quantidade de massa que encontramos é condizente com o que vimos – estrelas, poeira e gás – na região em torno do sol”, diz o pesquisador Christian Moni Bidin, do Departamento de Astronomia da Universidade de Concepción (Chile). “Mas isso não dá espaço para o material extra – matéria escura – que estávamos esperando. Nossos cálculos mostraram que deveria estar lá, mas não estava”, explica. (...) segue
 
Fonte : Há muita matéria escura ao redor do sol segundo modelo computacional

Sabia que o açúcar em excesso é uma Toxina | Qualidade de Vida

Embora quase todas as pessoas saibam que o açúcar lhes é prejudicial, pensam apenas que este lhes faz apodrecer os dentes, ignorando que os problemas são em maior número. Recentemente, quando os investigadores da New York State University de Buffalo (EUA) se debruçaram sobre os alimentos que proporcionavam a mais elevada ingestão de radicais livres pelo organismo, descobriram que o açúcar estava no topo da lista. Duas horas depois de termos ingerido 300 quilocalorias de açúcar (o equivalente a uma lata de uma bebida gasosa e um pouco de chocolate), o número de radicais livres aumenta 140%. O açúcar faz também subir os níveis da chamada «má» bactéria dos intestinos, facto que impulsiona a fermentação e faz aumentar o risco de absorção de mais toxinas perigosas. Para que o açúcar não seja prejudicial à saúde, o Department of Agriculture dos EUA diz que não deveremos Ingerir mais de 40 g de açúcar por dia. (...) segue

Fonte :  Sabia que o açúcar em excesso é uma Toxina | Qualidade de Vida

Da Informação à Sabedoria

Em um desses treinamentos de professores, patrocinados por uma instituição pública aqui de Curitiba, fui questionado por uma auxiliar de ensino em Educação Infantil, sobre um dos grandes temas que acompanha a humanidade desde a alvorada das civilizações:
Qual a principal diferença entre informação, conhecimento e sabedoria?
Isso me fez refletir sobre toda a minha prática, nesses últimos trinta anos que atuo como educador, seja à frente das novas gerações em sala de aula, no cotidiano da vida escolar, seja à frente de professores em treinamento, como o que eu vivia naquele momento.
Nessa avaliação à queima-roupa, não encontrei nada mais eloquente, para tentar traduzir essa diferenciação que uma vivência, nos meus tempos de recém-formado como engenheiro químico, que na sequência vou relatar. Deixo ao leitor, o direito de julgamento, se minha resposta foi satisfatória ou não. (...) segue

Fonte : Da Informação à Sabedoria

Últimas notícias de Portugal e do mundo > TVI24

 Uma equipa de investigadores de Coimbra descobriu que a principal causa da doença de Parkinson será a disfunção da mitocôndria, responsável pela produção de energia nas células, «contrariando algumas das últimas teses científicas» sobre a patologia.

A Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, lentamente progressiva e que se manifesta através de rigidez muscular, tremores, diminuição da mobilidade e instabilidade postural.

Afetará «mais de quatro milhões de pessoas em todo o mundo» e «em mais de 90 por cento dos casos» é de origem desconhecida, disse, nesta segunda-fira, à Lusa Sandra Morais Cardoso, líder do grupo de investigadores, do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (UC).

O estudo, publicado na revista «Human Molecular Genetics», vem demonstrar que «a deficiência no tráfego intracelular (autoestradas celulares) é provocada pela disfunção das mitocôndrias dos doentes», que são responsáveis pela produção de energia nas células, consta numa nota divulgada pela UC. (...) segue
 


Fonte : Últimas notícias de Portugal e do mundo > TVI24

BOM DIA, FELIZ INICIO DE SEMANA!!!

          Segredo dos homens que mudaram a história
 

No livro intitulado "Nunca desista de seus sonhos", o autor Augusto Cury tece interessantes considerações a respeito da capacidade humana de alterar o curso da própria história.

Diz ele, em resumo, que a maior genialidade não é aquela que vem da carga genética, nem a que é produzida pela cultura acadêmica.

Mas sim, aquela que é construída nos vales dos medos, nos desertos das dificuldades, nos invernos da existência, no mercado dos desafios.
Muitos sonhadores desenvolveram áreas nobres da sua inteligência,
atravessando turbulências aparentemente insuperáveis.

Suportaram pressões que poucos agüentam.
Viveram dias ansiosos, sentiram-se pequenos diante dos obstáculos.
Alguns foram chamados de loucos, outros, de tolos.

Zombaram de alguns, outros foram discriminados.
Tinham todos os motivos para desistir de seus sonhos, mas não desistiram. Quais foram seus segredos?

Eles fizeram da vida uma aventura.
Não foram aprisionados pela rotina.
Embora não seja possível escapar da rotina, esses sonhadores passaram parte de suas vidas criando, inventando, descobrindo.
Tiveram uma visão panorâmica da existência mesmo em tempo nublado.

Foram empreendedores, estrategistas, persuasivos, amigos do otimismo.
Foram sociáveis, observadores, analíticos e críticos.
Fizeram escolhas, traçaram metas e as executaram com paciência.

Segundo o filósofo Kant, "a paciência é amarga, mas seus frutos são doces."
A paciência é o diamante da personalidade.
Muitos discorrem sobre ela, mas são poucos os que a conquistam e colhem seus frutos.

Para Plutarco, "a paciência tem mais poder do que a força".
Não se pode medir um ser humano pelo seu poder político e financeiro.
Ele pode ser avaliado pela grandeza de seus sonhos e pela paciência em executá-los.

No entanto, a paciência é um dos remos que impulsiona o barco dos sonhos. O outro remo é a coragem.
É necessário ter-se coragem para correr riscos e superar os obstáculos.

Aqueles que têm medo jamais navegam em mares desconhecidos.
 E por isso mesmo nunca serão capazes de conquistar outros continentes.
Os homens que transformaram seus sonhos em realidade aprenderam a ser líderes de si mesmos para depois liderar o mundo que os cercava.
Tinham uma ambição positiva, queriam transformar a sociedade em que estavam inseridos.
 Foram dominados por um desejo de serem úteis para os outros.
 É possível destruir o sonho de um ser humano quando ele sonha para si, mas é impossível destruir seu sonho quando ele sonha para os outros.
 Os ditadores jamais conseguiram destruir os sonhos daqueles que sonharam com a liberdade do seu povo.
 Morrem os ditadores, enferrujam-se as armas, mas não se pode destruir os sonhos de quem ama ser livre.

O esforço em direção ao ideal traçado é ônus intransferível de cada ser. Paciência e coragem servem de ferramentas poderosas na realização de sonhos.

No entanto, acima de tudo isso há a vontade soberana e poderosa, capaz de justificar o início de qualquer projeto, bem como de motivar-nos a seguir em frente.

Pensemos nisso.

E
quipe de Redação do Momento Espírita.